Marcelo Gonçalves Montes D'Oca

Marcelo Gonçalves Montes D'Oca é Químico Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria e concluiu o doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas em 2000. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico do CNPq (DT-1D) e Diretor de Pesquisa da FURG. Atua no Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental como professor permanente. Publicou vários artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos e produziu 9 patentes. Participou e coordenou vários projetos de pesquisa de diferentes orgãos de fomento (CNPq, FINEP, Fapergs, PETROBRAS). Atua na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Biodiesel, Biodiesel de Microalgas, Oleoquímica, Amidas Graxas, Amino Ácidos Graxos, Ácidos Graxos, Ésteres Graxos, Diidropirimidinonas, Compostos Heterocíclicos Nitrogenados, Hibridos Moleculares, Organogeis de Baixo Peso Molecular, Reação Multicomponente, Atividade Antituberculose e Antitumoral e Fontes Renováveis.

 

Formação acadêmica/Titulação

Doutorado em Química.  Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Uso de Auxiliares Quirais Cicloexílicos na Adição de Nucleófilos à Íons N-Acilimínios Cíclicos. A Reação de Aliltrimetilsilano com Íons Imínio e N-Acilimínio em Fase Gasosa., Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Ronaldo Aloise Pilli.


Mestrado em Química. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Avaliação do Ácidos (S)-(+)-O-Acetil Mandélico como Auxiliar Quiral Durante a Adição do Aliltrimetilsilano à Íons N-Aciliminios Cíclicos Derivados da Pirrolidina e Piperidina., Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Ronaldo Aloise Pilli.

Graduação em Química Industrial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Atuação profissional

Conselho Regional de Química V Região, CRQ, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Linhas de Pesquisa

Síntese de Heterociclicos Nitrogenados
O Comportamento Eletroquímico de Compostos Orgânicos
Sintese de Biodiesel: Transesterificação de Óleos Vegetais
Sintese de Compostos Nitrogenados Graxos
Sintese de Dihidropirimidinonas
Produção de Derivados Oleoquimicos
Produção de Biodiesel
Oceanografia Química

 

Outras informações relevantes

Atualmente é bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico do CNPq (DT-1D). Diretor de Pesquisa da FURG (2017 - até o presente). Pesquisador Representante da FURG na Rede Temática de Tecnologia para Mitigação de Mudanças Climáticas, CENPES/Petrobrás, Periodo: 11/2006 até o presente. Foi bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico do CNPq (DT-2) de 2010-2016. Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Quimica Regional Sul, Sul-SBQ-Sul Período 2004-2006. Vice-secretário da Sociedade Brasileira de Quimica Regional Sul, Sul-SBQ-Sul Período 2006-2008. Vice-secretário da Sociedade Brasileira de Quimica Regional Sul, Sul-SBQ-Sul Período 2008-2010. Chefe-Substituto do Departamento de Química-FURG Período 01/2005-12/2008. Vice-Diretor da Escola de Química e Alimentos-FURG Período 2008-2012. Secretário da Sociedade Brasileira de Quimica Regional Sul, Sul-SBQ-Sul Período 2010-2012. Diretor da Escola de Química e Alimentos-FURG Período 2013 - 2016.

Link Para Curriculo Lattes